quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Oração de um teólogo liberal

Bultmman e Gondim são meus pastores e ditadura de dúvidas não me faltará.

Deitar-me faz em poesias do teísmo aberto, guia-me mansamente à pluralidade religiosa pagã.

Ecumeniza minha alma; guia-me pelas veredas da relativização da verdade, por amor a todo e qualquer nome dado entre os homens.

Ainda que eu ande pelo vale hermenêutico do método gramático-histórico, não temerei mal algum, porque o método histórico-crítico está comigo, os mitos e histórias profanas por velhas caducas me consolam.

Preparas uma controvérsia perante mim na presença dos meus inimigos reformados e conservadores, unges a minha cabeça com incredulidade, a minha caipirinha transborda.

Certamente o universalismo e o ecumenismo me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei nas bibliotecas mascaradas de ONG encharutadas de boemia por longas noites

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails