quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A pérola de grande valor


Jesus disse que “O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou.” (Mt 13:45). Temos que entender de antemão que Cristo é a pérola de grande valor. E quando encontramos Jesus, temos que entregar tudo a ele.
Juan Carlos Ortiz faz uma bela explicação, paráfrase e contextualização dessa parábola da pérola de grande valor. Permitam-me contá-la com minhas palavras. É mais ou menos assim:
Certo homem passava todos os dias em frente a uma joalheria. Seus olhos sempre miravam uma pérola de grande valor que estava exposta na vitrine. Cada dia que passava aumentava o desejo de possuir aquela pérola. Mas esse homem tinha certeza que nunca poderia comprá-la, porque ele pensava que custava muito caro.
Certo dia, esse homem tomou coragem e entrou nessa joalheria e perguntou ao joelheiro:
“Quanto custa essa pérola?”
“Bem”, diz o joalheiro, “ela é muito cara.”
“Mas quanto é?” perguntou o homem.
“É uma soma bem considerável.”
“O senhor acha que eu poderia comprá-la?”
“Ah, naturalmente. Qualquer pessoa pode.”
“Mas o senhor disse que era muito cara?”
“Disse.”
“Quanto é, então?”
“Tudo que você possui”, respondeu o vendedor.
O homem pensou um pouco e disse: “Está bem; eu compro.”
“Então vamos ver o que você possui. Vamos anotar tudo aqui.”
“Bem, tenho dez mil dólares no banco.”
“Dez mil dólares. Ótimo. E o que mais?”
“Só isto. É tudo o que possuo.”
“Nada mais?”
“Bem, tenho alguns trocados no bolso.”
“Quanto?”
“Bem, aqui está, trinta, quarenta, sessenta, oitenta, cem, cento e vinte dólares.”
“Ótimo. O que mais você tem?”
“Nada mais. Isto é tudo.”
“Onde você mora?” Indaga ele querendo sondar.
“Em minha casa. É, eu tenho uma casa.”
“Então, dê a casa também”, e acrescentou a casa na lista.
“Está querendo dizer que tenho que morar em minha tenda de camping?”
“Possui uma tenda também? Ela também entra no negócio. O que mais?”
“Terei que dormir no carro.”
“Ah, possui um carro.”
“É, na verdade tenho dois.”
“Todos os dois passam a ser meus. O que mais?”
“Bem, o senhor já está com meu dinheiro, minha casa, minha tenda, meus carros. O que mais quer?
“Você é só no mundo?”
“Não; tenho esposa e dois filhos...”
“Então a esposa e os filhos são meus também. O que mais?”
“Não resta mais nada. Estou sozinho agora.”
“Ah, quase me esquecia. Você também. Tudo agora é meu – sua esposa, filhos, dinheiro, carros e você também.”
E depois o joalheiro continua: “Agora escute: Deixarei que você fique com estas coisas por enquanto. Mas não se esqueça que elas são minhas assim com você também. E quando eu precisar de qualquer uma delas, você terá que entregá-las, pois eu sou o proprietário.
E é assim que as coisas se passam quando estamos sob o domínio de Jesus Cristo. É assim que temos que encarar tudo o que possuímos na vida e as perdas da vida. Não temos nada. Tudo o que temos está sob o Reino de Deus. E a qualquer momento ele pode pegar de volta o que é dele. Enquanto isso, seja apenas um fiel mordomo.
 
Em Cristo, a pérola de grande valor

Jairo Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails