segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Só o Filho interpreta o rosto do Pai


 "Numa roda de amigos alguém mostrou uma fotografia, onde se via um homem de rosto severo, com o dedo levantado, quase agredindo o público. Todos ficaram com a idéia de se tratar de uma pessoa inflexível, antipática, que não permitia intimidade.
Nesse momento, chegou um rapaz, viu a fotografia e exclamou: "É meu pai!"
 Os outros olharam para ele e, apontando a fotografia, comentaram: "Pai severo, hein!"
 Ele respondeu: "Não! Não é não! Ele é muito carinhoso. Meu pai é advogado. Aquela fotografia foi tirada no tribunal, na hora em que ele denunciava o crime de um latifundiário que queria despejar uma família pobre que estava morando num terreno baldio da prefeitura há vários anos! Meu pai ganhou a causa. Os pobres não foram despejados!"
Todos olharam de novo e disseram: "Que fotografia simpática!"
Como por um milagre, ela se iluminou e tomou um outro aspecto. Aquele rosto tão severo adquiriu os traços de uma grande ternura! As palavras do filho mudaram tudo, sem mudar nada!
As palavras e gestos de Jesus, nascidas da sua experiência de filho, sem mudar uma letra ou vírgula sequer, mudaram o sentido do Primeiro Testamento (Mt 5,17-18). O Deus, que parecia tão distante e severo, a ponto de o povo não ter mais coragem de pronunciar o seu nome, adquiriu os traços de um Pai bondoso de grande ternura!"[1]

Quando lemos as Escrituras e nos relacionamos com Deus, podemos perceber que só o filho interpreta corretamente o rosto do Pai e sua vontade. Por isso, leia a Bíblia e veja o rosto de Deus por meio dos olhos de Jesus. Você só consegue a chave hermenêutica da Bíblia quando conhece Jesus. A menos que você conheça a Jesus, ler a Bíblia é como andar numa galeria de pintura com as luzes apagadas. Quando Jesus veio ao mundo, Ele completou o quadro, acendeu as luzes e encarnou toda obra de arte.

Assim, olhe para o Filho e veja o Pai. Olhe para o Filho e veja o ser humano como Deus pretendeu que fôssemos.  Olhe para Deus com o olhar do Filho e seja o filho semelhante ao Filho que chama Deus de Pai.


Pense nisso!


Em Cristo, o rosto de Deus


Jairo Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails