quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O trabalho e a nossa identidade


Sabendo que o trabalho é uma dádiva de Deus e que é inerente a vida humana individual e social, podemos dizer que o trabalho é a expressão da imagem de Deus no homem e na sociedade. Fomos criados como uma cópia de Deus (Gn 1.26, 27). Isso quer dizer que fomos criados com algumas características de Deus doadas a essência de nosso ser. Logo, podemos dizer que o trabalho é uma experiência da manifestação do desenvolvimento do potencial humano. Trabalhar é expressar e desenvolver talentos e aptidões. É canalizar o que somos, o que sabemos e o que fazemos servindo as pessoas ao nosso redor. É trabalhando que nossa identidade emocional, social, intelectual e espiritual se constrói convivendo em sociedade. Enquanto isso, nossa biografia vai sendo escrita quando as pessoas testemunham de nosso serviço, identidade e produtividade em prol da comunidade. Em resumo, a imagem de Deus no homem se manifesta no trabalho.

A nossa identidade como imagem de Deus deve ser uma das maiores motivações para acordarmos cedo na segunda-feira e mostrarmos Deus trabalhando no mundo. Quando criamos, organizamos, analisamos, desenvolvemos, produzimos, projetamos e comunicamos estamos manifestando todo o potencial humano que temos da imagem de Deus em nós. Isso implica dizer que quando nosso trabalho manifesta o belo, a lógica do raciocínio científico, o progresso tecnológico, a sensibilidade, a intuição, as relações pessoais, a preservação ecológica, a ética, a transcendência espiritual, a vontade de superar limites, as aptidões e talentos inatos e a força física revelamos Deus trabalhando em nós e conosco no mundo. Assim, todas as nossas características bio-psico-sócio-espiritual é um milagre da imagem de Deus no homem.

Quando reconhecemos que nosso trabalho revela nossa identidade, podemos encarar nosso trabalho como uma forma de realização humana ao expressar o melhor de nós mesmos para o próximo na promoção do bem comum. Assim, o trabalho passa de simplesmente um compromisso de bater o cartão de ponto numa organização ou somente a busca por sustento financeiro, ou de uma busca individual de uma carreira profissional de sucesso, e passa a ser nossa identidade existencial e social. E, a partir do conceito da imagem de Deus no trabalho, as atividades profissionais da semana passam a ser executadas com muito mais prazer, responsabilidade e sentido.

Em Cristo, a nossa identidade

Jairo Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails