quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O trabalho e a nossa missão no mundo


Nosso serviço a Deus deve ser intramundo. Ou seja, devemos viver engajados nas realidades do mundo que nos cercam e conviver e servir as pessoas fora dos corredores eclesiásticos; porque nosso trabalho tem a função de cooperar com Deus para colocar ordem no caos e para a redenção do universo. Ou seja, quando trabalhamos estamos mostrando Deus trabalhando no mundo. Nosso trabalho é a manifestação da providência de Deus em preservar a criação, as relações sociais e nossa identidade como seres humanos. O trabalho nosso de cada dia se torna espiritual quando encaramos nosso serviço como nossa missão no mundo, a medida que distribuímos amor, riqueza e recursos de Deus para todos através de todos.

Nosso trabalho deve sinalizar o Reino de Deus que está em nós e entre nós. E por Reino de Deus não podemos entender que significa exclusivamente igreja-templo-clero-domingo-culto. Por Reino de Deus devemos entender que é o domínio soberano de Deus sobre toda sua criação, já inaugurado na vida histórica de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo de Nazaré, com a finalidade de destruir o mal, libertar o homem do pecado e salvá-lo para desfrutar das bençãos do governo de Deus sobre todo o universo. Mas, o Reino de Deus ainda não chegou em toda a sua plenitude. Ainda o mundo jaz do maligno e muitas pessoas estão presas no Reino das trevas. O Reino de Deus terá sua manifestação plena na segunda vinda de Cristo na terra para buscar os que são seus. E porque o Reino de Deus já veio em Cristo, oramos para que “Venha o teu Reino e seja feita a tua vontade assim na terra como no céu”, uma vez que ainda não veio plenamente. Mas, em breve virá. Maranata! Enquanto isso, buscamos o Reino de Deus e a sua justiça (Mt 6.33) quando priorizamos nosso trabalho como parte de nossa missão no mundo de sinalizar o Reino de Deus entre nós através de nossa profissão.

O trabalho no Reino de Deus deve ser uma denúncia profética contra o mal do modo de produção econômica do capitalismo selvagem. Nosso trabalho no Reino de Deus não deve cooperar com o surgimento da nobreza econômica que explora e oprime seu proletariado e promove a injustiça social e a má distribuição de renda em nosso país. É trágico diagnosticar que no cenário evangélico brasileiro temos uma nobreza de irmãos empresários que dominam e subjugam seus dominados-funcionários-irmãos que dominicalmente cultuam no mesmo templo e semanalmente lutam entre si no ambiente de trabalho. Infelizmente, a igreja evangélica perdeu sua denuncia profética e tem embarcado na mentalidade capitalista quando ascende a desigualdade social dentro da comunidade cristã.

Mas a doutrina cristã do trabalho diz que o trabalho glorifica a Deus quando distribui riquezas e recursos de Deus para todos e através de todos. O trabalho no Reino de Deus não tem espaço para exploração de empregados nem desigualdade social. Isso me faz citar o Rev. Robinson Cavalcanti quando diz que “Deus não criou o emprego, mas o trabalho, e nos manda ganhar o nosso sustento com o nosso próprio suor, e não com o suor do próximo, em um modo de produção em que todos, e cada um, seja senhor do seu corpo, do seu tempo, do seu talento e dos seu meios ou instrumentos”. E tudo seja para transformação social e glória de Deus. Utopia? Não. O Reino de Deus é uma utopia possível. O que não podemos é nos conformar com este século de exploração capitalista (Rm 12.2) e cair na exploração do potencial humano como meio de lucro dos poderosos e destruir a dignidade humana com a desigualdade social.

O trabalho no Reino de Deus é muito mais do que serviço de caridade. Quando nosso trabalho é feito em nome de Jesus, sinalizamos o Reino de Deus como instrumento de arrependimento dos pecados. Arrependimento é mudança de consciência, cosmovisão e atitude. Por isso, nosso trabalho deve levar as pessoas ao arrependimento quando revela os valores eternos do Reino de Deus e os confronta como nossas atitudes profissionais pecaminosas. Ou seja, os engenheiros civis cristãos poderiam construir cidades dignas de se viver enquanto denunciam a desigualdade social e criam meio de acabar com as favelas. Os advogados cristãos condenariam o jeitinho brasileiro de burlar as leis de nosso pais criando leis com valores de justiça do Reino de Deus. Os jornalistas cristãos dariam suas notícias como uma voz profética do Reino de Deus em vez da exploração da banalização e da glamourização da maldade humana. Os empresários cristãos fariam um pacto de ética para valorizar mais o ser humano do que o modo de produção capitalista selvagem quando geram empregos com salários e condições de trabalho dignos. Os metalúrgicos cristãos fabricariam sem contaminar o meio ambiente. Os políticos cristãos administrariam as cidades com laicado religioso, mas com os valores do Reino de Deus, como honestidade, justiça e serviço. E o que sugerir a professores, médicos, pedreiros, esportistas, bancários, mecânicos e etc? Todo trabalho realizado como um serviço a Cristo há que beneficiar o próximo e funcionar como um sinal do Reino de Deus. Assim, Jesus poderá nos dizer: "Tive sede e você me deu de beber; fome e você me deu de comer; estive preso e você me visitou; sem moradia e você me deu terra para plantar; sem horizontes e você me deu crédito; explorado e você foi meu advogado; era analfabeto e você me alfabetizou; fiquei doente e você me operou; estava na fila e você me atendeu com dignidade; senti dor e você me sedou; desempregado e você me deu oportunidade de trabalho; triste e você me fez rir; chorando sozinho e você chorou comigo, alegre e você cantou pra mim, sonhando e você me trouxe o esporte...” Assim, nossa profissão e nosso jeito de trabalhar devem ser boas obras que levem o mundo sem Deus ao arrependimento de suas obras más. Somente assim, os homens verão nossas boas obras e, certamente, glorificarão nosso Pai que está nos céus. E Jesus Cristo, no rosto dos necessitados, nos abençoará e receberá toda nossa vida, adoração e serviço.

CONCLUSÃO

Trabalhar é mais do que a busca por dinheiro. É ser mais humano a medida que expressamos a imagem de Deus através de nosso potencial. Trabalhar é uma liturgia cotidiana de adoração a Deus que brota de nosso coração quando revelamos Deus trabalhando através de nosso serviço às pessoas, enquanto crescemos a imagem de Cristo. Trabalhar é nossa missão no mundo de cooperar com Deus na sua missão de redimir o mundo sem Deus. Assim, nesta próxima segunda feira, quando você acordar e for trabalhar, olhe no espelho e veja um trabalhador de Deus mostrando ao mundo toda a glória Dele através da tua profissão. E se um dia você ganhar muito dinheiro, saia do emprego, mas não pare de trabalhar. Que a nossa vida seja viver para Deus em prol das pessoas enquanto trabalhamos no mundo sem Deus. Amém?

Em Cristo, por quem trabalhamos 

Jairo Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails