quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O trabalho nosso de cada dia


Você continuaria trabalhando se ganhasse 1OO milhões de reais? A grande maioria diria um NÃO em alto e bom som. Porque muitos brasileiros não querem mais sentir aquela pertubação nos fins de noite de domingo, quando termina o "Fantástico" e se deparam com a volta a realidade. Este conflito se faz quando a anestesia do descanso e do entretenimento do fim de semana acaba para encararmos mais uma vez a rotina semanal de trabalho duro. E isso não poderia ser diferente. A palavra trabalho vem do latim "tripallium" que significa literalmente “instrumento de tortura e castigo”. É por isso que muitos brasileiros apostam suas economias nas loterias com a esperança de se tornarem milionários pelo resto de suas vidas e nunca mais precisarem ser torturados pelo trabalho a fim de se sustentarem.

E como seria viver sem trabalhar? Qual o significado e o sentido do trabalho em nossas vidas? A vida sem trabalho se torna num cotidiano de tédio, ócio e desvalorização do potencial humano na vida em sociedade. Mas trabalhar promove dignidade humana, realização pessoal, sentido existencial e progresso social. Trabalhar é o instrumento de Deus para por ordem no caos do mundo sem Deus. É tornar mais facil as relações sociais. É promover a justica, a igualdade, a solidariedade e fraternidade. Se não acreditarmos nisso, nossa única saída será nos enterrarmos num niilismo existencial com cinismo, ceticismo e desdém pela nossa vida e pelo mundo ao nosso redor. Nenhum dinheiro no mundo poderia comprar os eternos valores morais e espirituais que o trabalho pode preencher na alma humana, porque são valores inerentes a natureza humana e a vida social. Ou seja, somos mais humanos quando trabalhamos.

Para entendermos melhor o significado do trabalho, ouse perguntar a três pedreiros o que eles fazem e eles dirão respostas bem diferentes. O primeiro deles poderá dizer que está trabalhando apenas para ganhar dinheiro e sobreviver. O outro dirá que não sabe fazer outra atividade, a não ser assentar tijolos e construir paredes. E ainda, o último poderá dizer que está construindo a cidade que seus filhos vão morar. Seja por dinheiro, vocação ou cidadania, o seu trabalho vai encontrar mais dignidade, motivação e sentido quando você tiver um conceito mais elevado do significado do seu trabalho para sua vida e para as pessoas que te cercam. Por isso, é necessário entendermos mais sobre o sentido e o significado do trabalho em nossas vidas.

A REFORMA DO TRABALHO E O TRABALHO DOS REFORMADORES

Desde muito tempo, a tradição cristã do catolicismo romano considerou o trabalho como castigo de Deus e um mal necessário. Evidente que depois da queda do homem, a lógica da criação foi alterada, porque todo o cosmo ficou desfigurado e desequilibrado. Depois da queda, o homem passou a trabalhar duro para tirar da terra seu sustento que antes era dado sem maiores esforços (Gn 3.17-19). Mas, com a reforma protestante do século XVI, os reformadores protestantes entenderam que a Bíblia nos diz que o trabalho foi dado por Deus, mesmo antes da queda. A Bíblia nos diz que o primeiro casal foi responsável pela administração, cuidado e preservação do jardim. E a Adão foi dado o trabalho de dar nomes aos animais (Gn 1.26b, 28 – 30 e 2.15, 19e 20). O jardim era a casa e o ambiente de trabalho do primeiro casal. O trabalho foi dado por Deus ao homem como algo bom, reto e justo (Gn 1.31). Além disso, o trabalho manifestava e desenvolvia o potencial das faculdades do homem, a preservação da vida social e da criação. E toda a herança protestante passou a enxergar o trabalho como um serviço a Deus e como um instrumento de Deus para por ordem no caos do mundo sem Deus. Assim, o trabalho revela (1) nossa identidade, (2) nossa adoração a Deus, e (3) nossa missão no mundo.

Em Cristo, quem nos convida a desfrutar da dádiva do trabalho

Jairo Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails