segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Meditando nas Escrituras - perguntas certas, respostas certas

 


“Acima de tudo, amado, esforce-se, quando terminar sua meditação, de reter os pensamentos e as resoluções que assumiu como sua prática interior durante o dia. Este é o fruto real da meditação, sem o qual ela pode ser desprovida de proveito, ou até prejudicial. Concentrar a mente em virtudes sem praticá-las gera a tendência de inchar que somos tudo que temos meditado e decidido ser”. Francisco de Sales (1567-1622) 

Dizem que Cristo é a resposta; mas eu pergunto: Qual e á pergunta? Devemos aprender a fazer perguntas certas para termos as respostas certas da Palavra de Deus. Assim, proponho 15 perguntas que devem ser feitas ao texto bíblico para se fazer uma reflexão pessoal e uma meditação devocional nas Escrituras Sagradas.

1. O que este texto me ensina sobre Deus? O que posso conhecer sobre seu caráter, suas ações, sua maneira de relacionar-se com o homem que devo imitar e conhecer?

2. Após a leitura desse texto, o que devo corrigir na minha vida? Que atitudes e pensamentos devo mudar, deixar de fazer, começar a fazer, continuar fazendo?

3. Há algum mandamento, ordem e princípio neste texto que se aplica a mim nos dias de hoje e que devo torná-la parte da minha vida?

4. Que motivo de gratidão, adoração e louvor esse texto bíblico desperta em mim?

5. O que este texto bíblico me leva a pedir a Deus? Há alguma promessa para mim neste texto?

6. Como esse texto bíblico me encoraja, anima-me e fortalece-me diante dos desafios da vida?

7. Como este texto bíblico me liberta de algumas mazelas emocionais: complexo de inferioridade, timidez, ressentimento, amargura, necessidade exagerada de ser notado ou apreciado, procrastinação, medo, insegurança, pânico, traumas, crises existenciais de fé?

8. O que este texto me ensina sobre relacionamento pessoal?

9. Meu fervor espiritual aumentou após estudar e meditar neste texto bíblico?

10. Minha vontade de servir as pessoas aumentou após a leitura desse texto?

11. O que eu faria se estivesse no lugar do personagem bíblico?

12. O que esse texto significa para mim em minhas circunstâncias?

13. Se eu estivesse envolvido nas circunstâncias da história bíblica lida, o que eu faria para glorificar a Deus?

14. Como eu posso adotar, praticar, apresentar e demonstrar esse princípio bíblico nos ambientes que eu vivo (trabalho, escola, família, vizinhança, cidade, país)?

15. Tenho condições de praticar esse princípio bíblico que me desafia com cristão? 

Às vezes não teremos respostas instantâneas, outras vezes, nem teremos as respostas. Mas as repostas que você encontrar será a voz de Deus respondendo suas perguntas. E assim, seus momentos devocionais serão uma vida inteira de devoção à Palavra de Deus. 

Sendo assim, podemos concluir: “Leio as Escrituras para saber qual a vontade de Deus. Depois eu medito na Palavra de Deus até o Espírito Santo pregar para mim. Depois disso eu oro. Depois eu escrevo.” Martinho Lutero

Em Cristo, que nos ensinou a viver a Palavra de Deus encarnando-a em gestos, sentimentos, (re)ações, espírito, pensamento, ensino, relacionamento, testemunho e toda sua vida a vida toda

Pr. Jairo Amaral e Jairo Filho
Escrito em 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails