segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O milagre da provisão e a provisão do milagre

INTRODUÇÃO
 
Vivemos num contexto de fome, miséria, desemprego, doenças, analfabetismo, injustiça social, má distribuição de renda, sofrimento, pobreza, prostituição, pedofilia, sincretismo religioso, corrupção política, capitalismo selvagem, roubo, violência, consumismo, drogas, divórcio, morte e etc. A sociedade é um cenário de pecado e pecadores; é um cemitério de defuntos espirituais dominados pelas façanhas do Diabo; é um reino de trevas e maldades.

Também vivemos trancados em nosso mundinho egoísta de prazeres, compromissos, trabalhos e agendas superlotadas de ativismo que não permitem espaço para uma convivência íntima sem pressa com Deus, consigo mesmo e com o próximo. Estamos condicionados ao vício de olhar exclusivamente para o horizonte do nosso umbigo, enquanto cada um vive por si e para si só. O deus desse século está dentro de cada um de nós. O templo religioso da nossa geração são os corpos plastificados que cultivam a ego-latria do individualismo.

A propagação da cultura filosófica do hedonismo que dissemina um sentido de vida exclusivo na busca insaciável pelo prazer egoísta; o ativismo profissional como mola propulsora para o ganho e acúmulo de riquezas a todo custo, excluindo a dignidade da vida humana em troca de capital; e a busca frenética pelo abandono do anonimato no lugar da fama, poder, status, sucesso e glória vêm preenchendo a agenda existencial das prioridades e sonhos da nossa sociedade. Ou seja: hedonismo egoísta, consumismo capitalista e poder político estão se destacando cada vez mais como a tríade da satisfação dos gulosos desejos humanos.

Além disso, quando surge à contra cultura de serviço ao próximo em suas necessidades, sempre encontramos muitos desafios e adversidades no caminho. O maior deles está dentro de nós mesmo. É a competição, intriga, partidarismo, inimizade, murmuração, pessimismo, ingratidão e guerra construídas entre as pessoas do mesmo time. Esses adversários são fabricados dentro de nós mesmos e paridos como inimigos íntimos que destroem toda ação social beneficiente e comunitária. Infelizmente, o espírito solidário e altruísta desaparece com o espírito competitivo disseminado na cultura da formação de equipes. E assim, todo trabalho solidário perde a guerra contra o mundo para si mesmo.

Diante desses contextos citados de mazelas sociais, do egoísmo pessoal e do espírito competitivo, ainda existe uma multidão de pessoas carentes e desesperadas pelo milagre da salvação. Há ainda inúmeras pessoas perdidas sem rumo moral; enterradas na depressão existencial; estressadas pela ansiedade do ativismo profissional; pressionadas pelo consumismo capitalista; violentadas pelas relações humanas maléficas; extasiadas com o hedonismo indiferente e apático à dor humana; entorpecidas pela vida de drogas e pela droga de vida; famintas por pão de fermento e pão da vida; presas na rotina do tédio monótono e enfadonho; enfermas, agonizando de dor na idosa fila do apático socorro humano; frustradas consigo mesmas e decepcionadas com o próximo; traumatizadas pelas tragédias da vida; vazias de sentido de vida e corações vazios de amor. Sendo assim, somente um milagre para transformar o mundo.

Com isso, como podemos socorrer as mazelas da multidão e acabar com a multidão de mazelas no mundo? Como fazer um milagre para a multidão em seus problemas e acabar com os problemas da multidão? Como oferecer o milagre da transformação de vidas? É pensando nesse contexto de mazelas sociais, pessoais e relacionais que convido você a encontrar boas pistas de como oferecer o milagre de salvação para essa multidão carente e faminta por vida.

A partir do milagre da multiplicação de sanduíche de peixe (MT 14:13-21; Mc 6:32-44; Lc 9:10b-17), levanto a seguinte tese:

DEUS SUPRE TODAS AS NECESSIDADES HUMANAS COM O MILAGRE DA PROVISÃO,
FAZENDO PARCERIAS COM QUEM ESTÁ DISPONÍVEL PARA FAZER A OBRA DELE ACONTECER.

Ou seja, o milagre da provisão é nos transformar na provisão do milagre. Somente assim, pode acontecer o milagre da transformação da multidão de vidas.

Em Cristo, o milagre da provisão de ser a provisão do milagre


Jairo Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails