domingo, 26 de setembro de 2010

Esta é a nossa Escola Bíblica Dominical

"Essa é a nossa escola, a escola dominical; 
Essa é a nossa escola, a escola sem igual;  

Escola sem igual que faz bem a muita gente; 
Quem não vem à essa escola com certeza esta doente;
 


Com certeza está doente ou estava trabalhando; 
Quem trabalha nesse dia do senhor está roubando;
 
Do senhor está roubando quem aqui chega atrasado; 
O seu nome fica ausente e ele fica envergonhado;  
Ele fica envergonhado por não saber a lição;
Professor faz a pergunta ele diz: eu não sei não!
 
Não sei não..não sei não ..(2x)
Professor faz a pergunta ele diz: eu não sei não!”

Essa é a letra de uma música que eu cantava na igreja quando criança todo domingo antes da divisão de salas na Escola Bíblica Dominical.

Realmente, temos que concordar: A EBD é "uma escola sem igual", pois é a universidade de transformação de vida pelo poder da Palavra de Deus. A EBD é "uma escola sem igual", pois é o espaço e o tempo de estudar a Bíblia na igreja usando meios pedagógicos inteligíveis para facilitar a comunicação e o aprendizado das Escrituras Sagradas. E, por essas e outras razões, não há outra escola na vida e da vida que se iguale a EBD.

Porém, fico intrigado com a fabricação das motivações para ir a EBD que a letra dessa música demonstra.

(1) "Quem não vem à essa escola...estava trabalhando; Quem trabalha nesse dia do senhor está roubando"

Então, quer dizer que quem trabalha no domingo é ladrão? Quem trabalha no domingo rouba do Senhor? E rouba o que do Senhor? E o que dizer do médico, do motorista de ônibus, do vigilante, do vendedor, do bombeiro, do policial, do metalúrgico e dos vários crentes verdadeiros que amam a Jesus que pegam plantão de trabalho no domingo? Esses trabalhadores são ladrões?

(2) "Do senhor está roubando quem aqui chega atrasado".

As acusações continuam. Quem não vem a EBD é ladrão. E, aquele que vai a EBD, porém, por algum motivo, justificável ou não, ainda é chamado de ladrão. Mas os retardatários ladrões são capazes de roubar o que do Senhor? O que é tirado de Deus a força pelos que chegam atrasados à EBD?

(3) "O seu nome fica ausente e ele fica envergonhado; Ele fica envergonhado por não saber a lição; Professor faz a pergunta ele diz: eu não sei não!"

A letra da música demonstra o quanto é condenado, por ser envergonhado pelo professor e seus colegas, aquele que chega atrasado e é marcado como ausente na lista de chamadas de presença da sala de EBD. 

Além disso, é envergonhado aquele que não tem conhecimento intelectual da lição ensinada. Esse retardatário é condenado por ser retardado em não passar na prova de conhecimento cognitivo da lição da igreja. Podemos perceber que a música ensina nas entre linhas que o crente espiritual é aquele que chega pontualmente na EBD e sabe decorado a lição e é aprovado nos testes intelectuais da lição.

Isso ainda demonstra que o objetivo da pergunta-teste que o professor faz da lição é para envergonhar o aluno retardatário e provar que ele é inferior por não saber da lição?

Então, quer dizer que o medo de ficar envergonhado é o maior motivo de não chegar atrasado na EBD? Essa música parece mais uma chacota legalista com aqueles que chegam atrasados à EBD. Imagine essa música sendo cantada com o dedo indicador apontado na cara daqueles que são obrigados a trabalhar no domingo e/ou aqueles que chegaram atrasados na EBD.

Imaginou?

Sentiu-se culpado?

Pronto.

Esse é o objetivo da música: Criar evangélicos cheio de complexo de culpa em relação a EBD.

Vamos (re)pensar sobre as motivações que nos levam ir à igreja, culto, EBD.

Em Cristo, que me livrou de ir a EBD pela culpa para ir a EBD pela graça de seu amor.

Jairo Filho

4 comentários:

  1. MEU DEUS QUE LEGAL ENCONTRA A LETRA DESSA CANÇÃO QUE MARACOU A MINHA INFANCIA

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha ver novamente esta canção!!!
    Incrível Irmao, que nunca fiquei traumatizada nem desesperada com culpa por ouví~la.... muito pelo contrario, ficava muito feliz por perceber o quanto era importante ir à escola dominical.
    Hoje é tanta frescura que só se ver crentes mornos e sem conhecimento da Palavra...São sensíveis demais para ouvirem um hino destes.

    ResponderExcluir
  3. Se alguem me mostrar uma passagem na bíblia que esteja assim: Domingo é o dia do Senhor eu dou 10 mil reais.

    ResponderExcluir
  4. Minha infância isso! Engraçado como desde pequena eu já criticava a letra dessa música e ria toda vez que cantavam na EBD (o que me rendeu muitas broncas haha). Lá na igreja, ainda continuavam "ele diz 'eu não sei não' professor vai explicar, ele senta no seu banco e começa a cochilar. E começa a cochilar e não ouve o relatório, com certeza ele pensa que essa escola é dormitório". O que eu achava ridículo é que sempre cantavam essa música quando aquelas pessoas que se esforçavam pra estar cedinho na igreja começavam a cochilar diante de uma ministração massante...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails