quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Prova do Líder

O reality show mais famoso do Brasil está ensinando um conceito de liderança. Explico: Confinados dentro de uma casa construída pelo alicerce do IBOPE de intrigas, traições, inimizades, barracos, fofocas, vinganças, partidarismos, bajulações - que são requisitos necessários para sobrevivência na casa e audiência do programa – os brothers aniquilam a irmandade e corrompem o próprio caráter em troca de fama e dinheiro. Para ganhar o prêmio final prometido e cobiçado é necessário usar todas as armas (im)possíveis. A convivência dentro da casa se mostra como uma guerra sem trégua, semelhante à vida selvagem dos animais que tem que matar para viver. E é nesse contexto que a liderança da casa surge como o prêmio mais cobiçado e a mais eficiente arma de guerra para fuzilar o adversário no paredão de execuções e continuar dentro da casa concorrendo ao prêmio final.

Ser o líder do BBB só é possível quando se ganha uma prova de resistência ou sorte. Aquele que ganha a prova do líder merece imunidade, privilégios, conforto, direito a indicar seu maior adversário ao paredão de execuções e passar mais dias na casa. Esses direitos definem o que é ser líder. Assim, ser líder é aquele que mata para viver, exclui para ser exclusivo, tem direitos e nunca deveres, é servido pela bajulação e nunca serve para não ser traído, é poderoso e nunca amoroso, vingativo e nunca reconciliador.

Esse conceito de liderança herdado pelo BBB tem sido propagado e aplicado em nossas relações. Quem não quer ser o líder dentro da sua casa? Quem não quer ter o melhor quarto, excluir quem você quiser da sua convivência, mandar e desmandar, ser adulado e bajulado, servido e querido, ter todos os desejos satisfeitos, ter todos aos seus pés e decidir o futuro da convivência na casa? Quem não quer ser o líder para ter todo o poder? A sabedoria popular já nos diz que o verdadeiro caráter de uma pessoa é conhecido quando a pessoa está no poder.

Jesus apresenta seu caráter quando nos ensina um paradigma de liderança extremamente contra a cultura desse reality show. O evangelho de João registra no capítulo 13 a prova do líder. Jesus mostra qual é a prova para saber quem é o verdadeiro líder segundo os critérios do Reino de Deus: Servir. Esta é a prova. Jesus mostra quem é o líder quando fica despido da cintura para cima, de joelhos aos pés dos seus discípulos, com uma bacia de água na mão e toalha na outra. Lavar os pés calejados, sujos, descascados, feridos, empoeirados pelos (des)caminhos da existência. Esta foi a atitude que aprovou e definiu a liderança de Jesus como o líder-servo de todos.

A cena do lava-pés chama a minha atenção por dois motivos:

Primeiro, o serviço de lavar os 24 pés acontece um pouco antes de Jesus ser preso e abandonado pelos que tiveram seus pés limpos pelo serviço do amor. Pedro e Judas que o digam. Mesmo sabendo que iria ser traído e abandonado, mesmo assim, Jesus lavou os pés dos seus aprendizes imaturos, críticos, confusos, incrédulos, frouxos, covardes, medrosos, traidores e fugitivos até o dia em que tocaram no Cristo ressurreto.

Segundo, o que também me chama mais atenção no lava-pés é o que também mais intriga. Pedro rejeitou o serviço de Jesus dizendo: "Nunca lavarás os meus pés". Disse isso, julgando–se não merecedor de tal serviço, ao que recebeu como resposta de Jesus: "Se eu não os lavar, então você não terá parte comigo". A resposta é a mais absurda e extremada reação contra a cultura do líder BBB. Jesus estava ensinando que as únicas pessoas com quem podemos nos relacionar são aquelas a quem lavamos os pés. Pois convivemos com pessoas com pés sujos pelas poeiras da vida. Ninguém tem pezinho de princesa nem de cristal. Andamos por caminhos cheios de pedras. E por isso nossos pés estão machucados com os traumas da caminhada nessa existência cheias de percalços terríveis. Ou seja, se você não está disposto a servir, será impossível conviver e suportar as pessoas em suas imperfeições e crises. Você só pode se relacionar com quem quer que seja se estiver disposto a servir.

É exatamente isso que devemos fazer para prevenir, preservar e consertar relacionamentos: Servir. Assuma o lugar de servo e faça o que ninguém gostaria de fazer. Servir ou o fim do relacionamento. Servir ou viver enterrado no caixão soltário do seu egoísmo mesquinho. Servir ou carregar uma bagagem cheio de memórias de mágoas e tatuagens de ressentimentos profundos no coração. Servir ou matar o outro pela omissão do serviço.

Servir: Esse deve ser o critério para ser líder. Assim, o líder segundo Jesus é aquele que jamais exclui alguém de casa; antes serve para prevenir, preservar e consertar os relacionamentos, em vez de descartá-los e jogá-los fora. Sirva. Pois quem não vive para servir, não serve para viver com você.

Em síntese: somente conseguiremos nos relacionar com as pessoas a quem estivermos dispostos a lavar os pés. Servir é fazer tudo sem ambição egoísta nem por vaidade, mas sim humildemente, considerando os outros superiores a nós mesmos. Servir é cuidar não somente dos nossos interesses, mas também dos interesses dos outros. Assim, quem deseja conviver com a mesma pessoa - pela mesma estrada da vida, por longos anos - precisa saber que em alguns trechos deverá levar seu par no colo, lavar seus pés empoeirados e feridos, conduzí-lo à trilha do caminho da vida, andar no mesmo caminho, mesmo que em passos diferentes. Enfim, servir, sob pena de acabar sozinho na casa com o bolso cheio de dinheiro e o coração vazio de amigos; ou com uma pessoa desconhecida ao lado, cujo fim é a solidão e a morte.

Em Cristo, que veio para servir e não para ser servido.

Jairo Filho

4 comentários:

  1. Os animais têm que matar por uma necessidade legítima: viver. Com o BBB a Globo promove o culto às necessidades desnecessárias. No BBB "mata-se" por algo que não gera vida. Em outras palavras, os animais matam para viver, no BBB mata-se para morrer!

    hugo
    http://goo.gl/V3cSI

    ResponderExcluir
  2. Jesus é fantástico!!! ser líder é servir com amor abnegado.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito.
    Toda vez que leio o que vc escreve, tenho mais certeza que ainda estou engatinhando no evangelho.Tenho muito para aprender...
    Abraços
    Ade

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails